Desde sua fundação, a AB areias desenvolve projetos socioambientais na região do Vale do Paraíba, com objetivo de manter seu compromisso com o futuro. Tais projetos tem ganhado destaque no setor, como é o caso do Projeto Cidadão do Futuro, que teve início no ano de 2010, e no ano de 2017 foi um dos cases de sucesso na publicação “”, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP. O projeto, por sua vez, abre as portas da mineração das unidades da AB areias em Pindamonhangaba e Roseira, para visitação de escolas públicas e privadas, grupos universitários e comunidade, promovendo palestras ao ar livre, oficinas, trilhas e plantio monitorado de mudas nativas e atende em média 300 visitantes por ano.
O projeto visa o contato com a natureza, destacando a importância da mineração para a sociedade, bem como a importância do reflorestamento com espécies nativas e usos futuros das áreas mineradas.
E não parou por aí, o projeto foi novamente destaque na Edição Especial da Revista Areia e Brita – Construindo o Futuro, distribuída pela ANEPAC no ano de 2013, juntamente com projeto Criação de Peixe em Tanque Rede onde o Grupo AB areias transforma as cavas de mineração em imensos tanques criatórios de peixes, devolvendo para a área um novo ecossistema e ao mesmo tempo gerando emprego e renda, após o encerramento da atividade mineral.
Os plantios de mudas nativas, igualmente foi mencionado pela revista como um importante projeto para a conservação e preservação de recursos naturais. Até o momento da publicação, a AB areias havia plantado mais de 200 mil árvores em suas áreas de mineração, garantindo a manutenção da originalidade da flora local.
Há mais de 10 anos o Grupo tem feito a diferença, quando acrescentou em seu core business o transporte de minério através de trens, representando menos risco, mais cargas, menor poluição e maior zelo ambiental. Este importante passo dado pela empresa foi destaque na revista Areia e Brita – edição 47, no ano de 2009, que citou o surgimento do projeto e as vantagens do mesmo para o negócio de mineração e meio ambiente. Vantagens que até hoje são a garantia de um transporte confiável, sustentável e rentável.
O Grupo AB areias continua investindo esforços nos projetos citados, com preocupação de ser sempre exemplo a ser seguido pelas demais empresas do ramo de mineração, garantindo assim um futuro melhor para todos.
Fonte: https://sitefiespstorage.blob.core.windows.net/uploads/2017/03/a_industria_mineral_paulista.pdf
Fonte:
http://www.anepac.org.br/publicacoes/revista-areia-e-brita/item/209-edicao-especial-2013-jan-fev-mar
Fonte: http://www.anepac.org.br/publicacoes/revista-areia-e-brita/item/165-edicao-47-2009-jul-ago-set